25 outubro 2007

Terra em Transe





Glauber Rocha foi um dos diretores que fizeram parte do cinema novo junto com outros diretores como: Cacá Diegues ( Deus é brasileiro), Joaquim Pedro de Andrade (Macunaíma), Ruy Guerra (Casa de Areia), etc. O cinema novo foi uma revolução pela qual o cinema Brasileiro passou nas decadas de 50 e 60. A idéia do cinema novo se resume praticamente em uma frase: "uma camêra na mão e uma idéia na cabeça". E era bem isso mesmo, nao importava como o filme ia ser feito o que importava era que ele fosse feito de qualquer jeito, na base da improvisação.
Esse filme "Terra em Transe" é de 1967 e ele retrata bem essa questão da improvisação. Existem partes em que a música é mais alta do que a voz dos próprios atores ou momentos em que o aúdio aumenta e diminui constantemente.
Porém o filme é simplesmente espetacular, a idéia é excelente, os diálogos são excelentes, e o melhor de tudo é que o filme é bem atual com uma crítica política muito boa.
O melhor do filme é a ideia central que é sobre a política, existem pontos do filme em que pareçe que ele está retratando um Brasil atual, um Brasil no ano de 2007.












O filme conta a história de um lugar fictício chamado "El Dorado", ele retrata a história de Paulo Martins que é um jornalista e que tenta mudar o seu país que está cercado de miséria e injustiça. Ele tenta fazer isso apoiando um candidato para prefeito de uma cidade chamada "Alecrim", achando que o candidato fosse fazer algo em relação aos problemas da cidade e do país. No início tudo vai bem porém a corrupção que na maioria dos momentos é mais forte que a Honestidade estraga os planos de Paulo.



Elenco:
Jardel Filho .... Paulo Martins
Glauce Rocha .... Sara
José Lewgoy .... Filipe Vieira
Paulo Autran .... Porfírio Dias
Paulo Gracindo .... Júlio Fuentes
Francisco Milani .... Aldo
Hugo Carvana ... Álvaro

"O cinema prolonga a vida. Estas imagens estarão eternas. Além da morte." Glauber Rocha

2 comentários:

Artur disse...

Muito bom esse filme , o tema dele continua atual , o cinema novo em grande estilo .
Glauber Rocha sem palavras !!!

Lívia Maria disse...

Noossa que massa!!!
fiquei curiosa.. pra assistir..
gosto de filmes assim..
está de parabens com o blog..
bejo!!
bom trabalho!!!