23 maio 2009

O Martírio de Joana d'Arc


Eu conheci esse filme há uns meses atrás quando assisti ao "Vivre sa Vie" do Godard. Quem assistiu sabe do que estou falando. Quem não viu vai entender. Tem uma cena no filme do Godard em que a personagem vai ao cinema ver um filme (óbvio) e o filme que passa é "O martírio de joana d'Arc". A cena é tão linda, a personagem começa a chorar e é passada uma cena do filme de Joana d'Arc. Aquilo ficou marcado na minha cabeça e logo depois pensei "Preciso ver esse filme".

Ainda bem que assisto aos filmes do Godard. O martírio de joana é um dos filmes mais lindos que já vi. É tocante, triste, puro, toca a alma. O detalhe é que o filme é de 1928 e é mudo. Existem duas versões desse filme. A versão muda e a versão orquestrada. Na época em que o filme foi lançado, uma orquestra acompanhava a exibição do filme, porém não se tem registros de quais músicas eram tocadas. E em 1985 a Cinematheque da França restaurou o filme e colocou uma Sinfonia que achava combinar com o filme. Bom, eu assisti a versão orquestrada e digo que eles acertaram bonito. A versão muda deve ser boa, mas a orquestrada tocou minha alma. Outro detalhe é o travelling existente nesse filme. Travelling é o movimento de câmera onde a câmera anda. Câmera no trilho, como se alguém empurasse.

O longa conta o julgamento de Joana até sua morte na fogueira. É isso. Mas o que se passa é a covardia dos juizes e padres perante à uma jovem pura, de 18 anos, que diz ter recebido uma mensagem de Deus. Ela foi levada a fogueira e algumas décadas depois a Igreja assumiu que foi um dos maiores erros que ela já cometeu.

Bom, pra quem gosta de história vale a pena e pra quem gosta de cinema vale mais ainda. Vai ser difícil vocês acharem esse filme. Mas vale a pena tentar.

Elenco:
Renée Maria Falconetti
Eugène Silvain
Antonin Artaud
Maurice Schutz
Ravet
André Berley
Michel Simon

Ficha Ténica:
Título Original: La Passinon de Jeanne d'Arc
Ano de lançamento: 1928
Duração: 82 minutos
Gênero: Drama/Arte
Diretor: Carl Theodor Dreyer
Roteiro: Carl Theodor Dreyer

2 comentários:

Bonaldi disse...

Ñ aparece uma cena rápida desse filme em "Os sonhadores" ?

dragaoregi disse...

ANA- QUERO MUITO ASSISTIR ONDE ENCONTROOOOOOOOOOO???????????