02 dezembro 2008

Os Irmãos Grimm


Terry Gilliam se tornou um dos meus diretores favoritos. Pra mim ele está entre os melhores diretores das últimas duas décadas. Lembrando que ele fazia parte do grupo de humor Monty Pyhton (que, aliás, produziram três filmes, O sentido da Vida, A vida de Brian e O Cálice Sagrado).
Uma característica forte dele é a visão fantasiosa, e nesse filme não podia ser diferente. A maioria dos filmes dele tem um caráter fantasioso e muitas vezes infantil.
O filme conta a historia de dois irmãos, Jacob Grimm e Wilhelm Grimm. Os dois passaram boa parte de suas vidas enfrentando monstros fictícios até que chega o dia em que eles se deparam com algo que parece ser um conto de fadas. A história faz referência (explicitamente) a vários contos de fadas: Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Cinderela, Menino Biscoito e Joãozinho e Maria. É um ótimo filme, assim como alguns outros de Gilliam, ele tem que ser visto com um olhar de criança. Um olhar inocente, curioso e puro.
O filme possui algumas cenas que chegam a ser bizarras, mas não no sentido ruim, de ser forçado, e sim no sentido de ser estranho, forte e impossível (fantasioso).
Bem, aqui no blog tem um post de outro filme dele (aliás, é o primeiro post do blog). "Brazil"). Muita gente já deve ter assistido algum filme dele, principalmente porque tem um que sempre passa na TV, "Os 12 macacos".

Bem, eu adorei o filme, vale a pena conferir a filmografia dele e conhecer o trabalho do Monty Python também.


Elenco:
Matt Damon (Wilhelm Grimm)
Heath Ledger (Jacob Grimm)
Mackenzie Crook (Hidlick)
Richard Ridings (Bunst)
Peter Stormare (Cavaldi)
Julian Bleach (Letorc)

Ficha Técnica:
Título Original: The Brothers Grimm
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
2005

Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Ehren Kruger

Nenhum comentário: