03 abril 2010

O Caso dos Irmãos Naves


Sabe quando agente sai do cinema sem querer falar com ninguém, quieto, atordoado pela qualidade do filme, pensativo, e a única coisa que se consegue dizer é "que filme bom". Acredito que todos já passaram por uma situação dessa, eu estou sentindo isso agora. Acabei de assitir esse filme e não pisquei os olhos. Apoiei a cabeça sobre as mãos e assisti o filme como alguém assiste um quadro, uma obra de arte, etc. Excelente, genial, bem escrito, bem interpretado, bons planos, tudo que se tem de bom em um filme está presente nesse.
Foi o primeiro filme do Person que assiste, já tinha ouvido falar dele, pra quem não sabe ele é pai da Vj cabeça Marina Person, se não me engano há uns 3 anos atrás ela lançou um filme sobre ele, ele faleceu em 1976. O cara nesse filme foi um monstro, destruidor, tão destruidor quanto quebrar um dente na quina da pia do banheiro. Sabe aquele cara que tem presença, que causa impacto, que sabe o que faz? Ele foi exatamente isso na direção desse filme. O que vou contar não pode ser considerado spoiler, afinal o filme é baseado numa história real, que todos sabem o desfecho e que até virou novela da globo. O longa conta a história dos Irmãos Naves, acusados de latrocínio (roubo seguido de homicídio). Esse causo aconteceu durante o Estado Novo do Getúlio Vargas no final da década de 30, numa cidadezinha de Minas chamada Araguary. O que me impressionou foram os planos usados pelo Person, ele usa muito da técnica de Travelling, que é basicamente a câmera colocada em cima de um trilho e captando as coisas como se tivesse num carro. Outra coisa são os atores, sensacionais, Raul Cortez e Anselmo Duarte na flor da idade. Mas o que não posso deixar de comentar são duas coisas: A tese de defesa que o advogado de defesa dos Naves pronúncia, foi a parte do filme que eu não pisquei, se passaram uns 20 minutos e eu nem percebi. A outra coisa é a nacionalidade do filme, Brasil! Puta filme nacional bom, bom de fazer qualquer crítico de cinema chato morder a língua. Sabe aquelas frases manjadas "a cinema brasileiro só tem bunda, só tem favela, só filme sobre polícia, morro, favela, drogas, só sexo". Eu cansei de ouvir isso, cansei, quer ver bunda vai assistir cinema francês, norte-americano, belga, japonês, argentino, bunda e peito tem em qualquer lugar, pobreza e violência também, então parem de criticar o cinema brasileiro e vão se divertir assistindo filmes, assim vocês vão perceber que o cinema brasileiro tem muita coisa boa, muitos diretores bons.


Ficha Técnica:
Duração: 92 minutos
Gênero: Drama
Diretor: Luiz Sérgio Person
Ano: 1967

Elenco:
Anselmo Duarte
Raul Cortez
Juca de Oliveira
Sérgio Hingst
John Herbert
Lélia Abramo
Cacilda Lanuza
Julia Miranda
Hiltrud Holz

6 comentários:

Diana disse...

Não tem nada om nada com seu post, mas ê viu Feliz Natal (Selton na direção)? Eu vi, fiz um post até sobre o filme, queria sua opinião. Vi 21 gramas (bom demais), Magnólia (bem instigante, diferente) e Amar não tem preço essa semana. Acertei nas escolhas, vou locar Candy, já viu?

Felicidade Clandestina disse...

Excelente espaço!

Muito boa a seleção de filmes =) Vou voltar depois para ler calmamente!

Anônimo disse...

I think people felt bad for me afterwards because of how nervous I was.
Profit margins are suffering in the meantime and there is a
long list of companies battling rising costs of the commodities.
The economy is without a doubt positively impacted too so ordering coming from Dominos
is the best way to stimulate the economy.

My web site: check this out

Anônimo disse...

When all the other dogs in the pound are barking, trying to
bark louder will only get you noticed for
the wrong things. Often that's what prospects do when you annoy them with your barketing. Apart in the course of the frequency of fasting, there is 1 important distinction among the approaches.

Feel free to visit my blog post - check this out

Anônimo disse...

Deciding to buy online can result in a huge cost savings while providing you the
best options for your hair care needs today. This article will
explain the hair product diversion conspiracy and list ways that you can determine
whether or not the beloved salon brand you saw in Walgreens last week was truly diverted merchandise or strategically placed by the powers that be.

Generally, these products are more expensive than their watered-down counterparts, but you can
find a few affordable pure silicone hair products (see below).

Anônimo disse...

Dont let the packaging fool you into buying something that may damage your hair.
Identify your own hair trouble and go for
a product which mainly addresses your needs. Once you have determined
what kind of texture your hair has, you can then start using one of the techniques described below to improve it.
1 The oil spill threatens the lives of birds, sea otters, and
more than 400 other species. Low self-esteem, hair fall, itching in scalp and facial skin
infections are common side effects due to dandruff problems.


My page :: virtual hairstyles