25 maio 2008

Viagem a Darjeeling



Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited), de Wes Anderson, é um road movie sobre reconciliação e redenção. Como nos outros filmes do cineasta, a história é uma tragicomédia sobre uma família. O nome do longa refere-se a um trem ficcional que realiza uma jornada pela Índia. O país exerce um grande fascínio no ocidente por ser um lugar mágico e de descobertas. Anderson aproveita para confrontar o materialismo individualista do oeste com a paz transcendental do leste.
O filme é precedido por um curta, “Hotel Chevalier”, que apresenta Jack Whitman, o personagem de Jason Schwartzman, em um quarto de hotel em Paris. Esse prólogo ajuda a preencher algumas lacunas do longa. São 13 minutos em que ele captura a beleza inocente da atriz Natalie Portman, que interpreta a namorada de Jack.
Depois dessa primeira parada em Paris, a história segue sua jornada espiritual pela Índia. Lá conhecemos os outros irmãos de Jack. O mais velho é Francis (Owen Wilson), que depois da morte de seu pai, há um ano, tem a esperança de sanar velhas feridas com seus irmãos Peter (Adrien Brody) e Jack, e assim arma uma viagem para acabar com antigas rivalidades. Trata-se também de uma tentativa de encontrar Patricia, sua mãe (Anjelica Huston), que está atravessando uma crise de meia-idade e que por isso desapareceu nas montanhas do Himalaia e se tornou uma freira em uma missão católica. O filme tem um caráter muito dinâmico, onde os personagens são bem espontâneos.


Ficha Técnica:
Título Original: The Darjeeling Limited
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Direção: Wes Anderson

Elenco:
Owen Wilson (Francis)
Adrien Brody (Peter)
Jason Schwartzman (Jack)
Amara Karan (Rita)
Camilla Rutherford (Alice)
Bill Murray (Empresário)
Anjelica Huston (Patricia)
Natalie Portman (namorada de Jack)

2 comentários:

Artur disse...

outro filme que so ouvi falar mas que se parece bom

Liquidificada disse...

Quase assisti esse no cinema, mas...sei lá, não me chamou muuito a atenção!