22 janeiro 2008

Gosto de Cereja



Gosto de Cereja (Taste of cherry) do diretor iraniano Abbas Kiarostami, é considerado por muitos um dos mais importantes filmes da década de 90. O filme ganhou a palma de ouro no festival de Cannes em 97
O filme conta a estória de Badii, um homem de uns 50 anos de idade e de classe media, que procura incansavelmente alguém para enterrá-lo após cometer suicidio. O filme exige do espectador uma análise mais profunda e pelo menos que ele o assista umas duas vezes. Ao longo do filme Badii encontra 3 pessoas: um jovem, um adulto e um velho. O primeiro é um soldado, o segundo um seminarista e o terceiro um professor de ciências. Representando respectivamente exército, religião e ciência. Cada um tem uma reação diferente a proposta de Baddi, o jovem soldado expressa medo, o homem mais evoluido expressa curiosidade e o senhor expressa a sabedoria. O que faz com que Badii reflita ao longo de sua jornada.
Bem, o filme é bem interessante, mas nada se compara com o final que deixa algo no ar, mais precisamente uma reflexão para os espectadores. Com certeza Gosto de Cereja é um dos melhores filmes já feitos.

"Um turco foi ao médico e disse: 'Quando toco meu pescoço dói, quando toco minha cabeça dói, quando toco meu corpo dói'. O médico respondeu: 'Não tem nada de errado com seu corpo, é seu dedo que está machucado'.". Essa é uma piada contada pelo senhor à Badii, o objetivo da piada era fazer com que Badii olhasse as coisas com uma outra perspectiva.

Ficha técnica:
Diretor: Abbas Kiarostami
Duração: 95minutos
País: Irã
Ano: 1996

Elenco:
Homayon Ershadi,

Abdolrahman Bagheri

e outros ( de nomes mais difíceis).


4 comentários:

Artur disse...

me interessei muito por esse filme , nunca vi um filme vindo do Irã .
A cena do cinema vindo do Oriente medio esta crescendo muito atualmente, principalmente o que vem de Israel , se bem que , duvido que existe alguma afinidade entre eles hauhau

Unknown disse...

Fala amigo, seu blog está add no www.progvideos.blogspot.com

Anônimo disse...

Tem um amigo meu que deu a idéia de passar esse filme na amostra de cinema do cursinho que eu frequento. Estou ansiosíssima.

Anônimo disse...

achei a historia do filme interessante,mas o filme é muito chato e lento,da te sono.