04 novembro 2008

A Liberdade é Azul


Primeiro filme da trilogia "Trilogia das Cores" (o nome é baseado nas cores da bandeira da frança e nas palavras do lema da Revolução Francesa). Seguido dos filmes "A igualdade é branca" e "A fraternidade é vermelha".
O longa aborda temas como a saudade, morte, traição, dentre outros. Ele conta a história de Julie, uma mulher que perde seu marido e sua filha num acidente de carro. Após o acidente ela tem que enfrentar a dura vida de viver sozinha e de finalizar um trabalho (uma música) de seu marido (que era maestro e compositor). É nessa tarefa que ela descobre coisas obscuras sobre o passado de seu marido e ainda assim tem que enfrentar tudo isso em meio a dor de seu luto.
Bem, resumidamente é isso. Mas além do filme ter uma história muito boa, o diretor Kieslowski mais uma vez demonstra que é um dos grandes diretores da história do cinema. Com planos lindos, uma fotografia ótima e interpretações muito boas, esse filme é apenas o começo de um trabalho muito bom (detalhe para a cor azul que se destaca no filme inteiro). Vale a pena conferir os outros dois filmes.
Kieslowski tem uma filmografia excelente, com filmes famosos e outros nem tanto assim.

Ficha Técnica:
Título Original: Trois Couleurs Bleu
Direção:
Krzysztof Kieslowski
Roteiro: Krzysztof Kieslowski, Krzysztof Piesiewicz
Gênero: Drama
Origem: França/Polônia/Reino Unido/Suíça
Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1993

Elenco:
Juliette Binoche (Julie)
Benoít Régent (Olivier)
Floence Pernel (Sandrine)
Charlotte Very (Lucille)
Hugues Quester (Patrice)

Nenhum comentário: