28 janeiro 2010

Meu primeiro curta-metragem (não só meu)

Bem, esse é um post especial onde não falarei do meu curta (não só meu, sem a ajuda dos meus amigos eu não teria conseguido), mas divulgarei, porque eu falar do meu próprio curta é uma coisa que não existe, porém farei alguns comentários sobre. Bem, eu gravei esse curta em 2008 com uma handycam da sony, aquela com um mini dvd. Bem, usei a câmera e só. Isso mesmo, não usei material de luz, microfones, nada, foi tudo feito na raça, sem dinheiro, só com ajuda dos outros e muito amor ao cinema.
Logicamente, o curta não tem uma qualidade de imagem absurda e nem o áudio ficou bom (ele ficou mediano, mas na parte do diálogo não pra ouvir porra nenhuma). O que eu tenho pra falar sobre o curta é isso, mas todo esse assunto me leva a um outro assunto, o cinema digital e o fácil acesso ao cinema. É muito interessante como hoje nossas vidas são facilitadas, desde a internet até a comida pronta entregue em casa. Fazer cinema hoje é fácil, mas claro, tudo tem um limite, tudo tem um profissionalismo, tudo é uma questão de arte. Eu não vou gravar um filme com uma handycam e achar que vai passar em 30 salas de cinema, isso não existe. O que existe é o bom senso, profissionalismo e muita raça. Conheço filmes que foram feitos com 1 ou duas câmera (boas), com filtros, aparelho de iluminação, um BOM roteiro, bons atores, etc e foram parar nas salas de cinema, ganharam prêmios. Um filme pra ser considerado bom a ponto de passar num cinema tem que ter uma boa iluminação, uma qualidade boa e principalmente, ter as cópias em rolo de 35 milímetros (que é uma coisa absurdamente cara). Mas como eu disse, gravar um curta hoje é fácil. Temos câmeras em celular, câmera fotográfica que filma, handycam, várias coisas. Isso é bom, isso faz com que a arte nas pessoas fale mais alto, assim como aconteceu comigo, fazer uma coisa legal com criatividade e baixo orçamento. Quem nunca ouviu essa frase "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça", essa frase vem sendo dita há mais de 40 anos no nosso país e ela resume tudo o que eu falei. Mas ai as pessoas se perguntam: poxa, se está tão fácil fazer cinema, porque o cinema digital não chega as salas de cinema, por que tudo tem que ser em rolos de 35 milímetros, por quê? Eu sei porque, porque existe uma coisa chamada monopólio e outra coisa chamada DINHEIRO! É só parar pra pensar, vocês acham que alguém ia deixar o cinema se tornar algo fácil assim, sendo que só existe uma empresa no mundo responsável pelos rolos de filme de 35 milímetros?! Bem, enquanto essa empresa existir e o dinheiro falar mais alto, nós ainda seremos privados de ter um cinema de fácil acesso, de não ficar mendigando para políticos, empresas, por um dinheiro para uma produção de um filme. Quanto custa um filme no Brasil? Em média de 500 mil reais até 10 milhões, claro que tem os que ficaram mais caros, os que ficaram mais baratos, mas eu disse "em média". Cheiro do ralo = 500 mil. Os desafinados = 7 milhões. Meu nome não é johnny = 6 milhões. E quanto custa um filme hollywoodiano? Matrix 1= 30 milhões. Avatar = mais de meio bilhão de dólares. O solista = 60 milhões de dólares.
Falta incentivo fiscal, falta dinheiro, falta patrocinio, falta muita coisa. Mas de uns 10 anos pra cá o cinema brasileiro melhorou absurdamente, e por quê? Porque temos vontade de fazer cinema, porque temos bons diretores, bons atores, boas histórias, bons produtores, temos raça, vontade, amor pelo cinema, e enquanto tivermos isso, o nosso cinema vai ser reconhecido no mundo todo, mesmo com tanta dificuldade, mas que vem diminuindo a cada ano, o cinema brasileiro é foda!

O LINK PRO MEU CURTA: http://www.youtube.com/watch?v=C24UfaTmAXo

8 comentários:

Diana M. disse...

Glauber tinha razão. Pode não ir pras telas de cinema, mas vc se fez cineasta e foi importante. A falta de verbas desencanta os estudantes, apesar do mercado ter crescido absurdamente.

Anônimo disse...

This platform is integrated with social media logins like Facebook and Yahoo;
enabling customers to use their own login for registering on the site.
It is move to make the Pizza Ordering experience more convenient
and fun for a large and fast growing population of Netizans
in India. Though pizzas are incredibly rich and exceptionally fattening Domino's has were able to maintain their nutritional value by using newly baked breads and vegetables and lean meats.

My webpage: check this out

Anônimo disse...

The product, according to the brand, can be applied throughout
the day on dry hair if one's hair is medium to very coarse. My hair doesn't always look good when I'm going to attend openings and red carpet events. Generally, these products are more expensive than their watered-down counterparts, but you can find a few affordable pure silicone hair products (see below).

Anônimo disse...

If one innocently applies an insufficient amount of sealer on a very porous concrete material, the said material may not be effective at all.
First, ready mixed concrete in Sunderland can help you get your construction
job done faster. Read your warranty carefully, and you'll see that it probably doesn't cover walls with efflorescence.

Anônimo disse...

This will give you an idea on the reputation of the company.
The particular classy aspect along with self-assurance which
Hermes Birkins purses supply most women position these individuals the most sough immediately after manufacturers for most girls getting databases.
Many Muslims in Europe are first of all Europeans, European by birth,
conviction and citizenship AND Muslim by faith. Assuming there
is a God and assuming that the Bible is God's word and an historical record of His activities (and you won't
hear anything to the contrary in church and
from other formal Christian religious organisations) then the standard hype you hear, the standard image projected of God (and son) tends to
be 'warm and fuzzy'. In advance of purchasing, you should also review if the
reproduction Hermes totes are priced way too high compared to it really is top quality and
also product difference.

Feel free to surf to my weblog egyptian newspapers

Anônimo disse...

According to coal miners can make from $56,000-$104,000 a year.
It also happens sometimes that your character will say something
silly. We design and manufacture the full range of conveyor components used
in materials handling equipment, whether for new systems or replacement parts to any existing equipment.


Look into my homepage :: mining

Anônimo disse...

This makes the mixing phase a lot easier, just put in
your concrete and water, and off you go by the wheelbarrow load.

concrete finishing is very much like smoothing out frosting on a
birthday cake. Flawless Flooring's polished concrete floor product boasts durability and decorative seamless surfaces made mainly from epoxy and polyurethane materials.

Anônimo disse...

http://paleodietrecipesbook.net/
http://howtoloseweightfastindays.com
http://purelivinghcg.com/
http://getlaid2night.us/male-enhancement
http://getlaid2night.us/penis-pump