07 fevereiro 2010

JCVD


Acho que é o filme que mais me surpreendeu até hoje. O que, você postando um filme do Jean-Claude Van Damme?? Pois é, mas calma, é um dos melhores dramas que já vi e consequentemente o melhor filme dele. Quais são as primeiras coisas que surgem à cabeça quando se pensa no Van damme? Luta, sangue, tiros, explosões, filme pastelão, muito karate, chutes altos, voadoras, histórias ruins mas que divertem. É isso. Eu vi esse filme já sabendo que não tinha nada dessas coisas que falei, já sabia que não era de ação e que era um drama com uma atuação boa do dito cujo. Porém o que eu não sabia é que é um drama muito bom e o Van Damme está simplesmente espetacular no filme, espetacular!
Esse projeto caiu como uma luva pra ele. O nome do filme JCVD é uma referência ao nome do ator, então logicamente o longa trata sobre o ator, mas não é um documentário, é uma ficção que mostra a vida dele, ou seja, Van Damme interpretando Van Damme. Como o filme trata sobre assuntos particulares do ator, ele tem uma tensão a mais, por isso o filme pesa muito na atuação. O que vou falar agora não é um spoiler. Tem uma parte no filme que ele tem um pequeno monólogo olhando para a câmera, sozinho, sem ninguém atras, ele simplesmente começa a falar da sua vida e outras coisas. Essa parte torna o filme tão real, mas tão real que eu fiquei sem piscar, não conseguia parar de ouvir o que ele estava falando, e percebi que as suas lágrimas eram verdadeiras. Sinceramente, um filme do caralho. O papel de um ator é se passar por outra pessoa, e o Van Damme nesse filme conseguiu passar a sua vida para as câmeras, nota 10.



Ficha Técnica:
Titulo Original: JCVD
Diretor: Mabrouk El Mechri
Duração: 97 minutos
Ano: 2008
Gênero: Drama

Elenco:
Jean-Claude Van Damme
François Damiens
Zinedine Soualem
Karim Belkhadra
Jean-François Wolf
Anne Paulicevich
Liliane Becker
François Beukelaers

Um comentário:

Diana M. disse...

Gentem! Nem sabia da existência do filme e admito que torci o nariz no começo do post por saber que era do Van. Mas, fiquei curiosa agora.